Ilhéus tem aumento de síndrome gripal

A Emergência Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Doutor Joaquim Sampaio, em Ilhéus, enfrenta escalada de casos de sintomas gripais desde o último mês. Para se ter ideia, em janeiro a unidade fez 861 atendimentos. Agora em maio, subiu para 1.716. Desse total, 457 apresentaram diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Os casos mais graves e urgentes chegaram a 181 em maio. O período sazonal das síndromes gripais vai de abril a julho, quando ocorre um aumento de doenças respiratórias. Febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade progressiva para respirar são os principais sintomas. O quadro pode comprometer os pulmões.

O coordenador da UTI Pediátrica do Hospital, enfermeiro Márcio Demétrio, afirma que a Unidade teve que se adaptar para receber pacientes recém-nascidos, com menos de 28 dias de idade. Em regra, esses pacientes deveriam ser internados em UTI Neonatal, mas faltam vagas. Os dez leitos vivem ocupados.

Outro problema é a falta de solução na rede de atenção básica, sob responsabilidade da Prefeitura. Segundo o Materno-Infantil, de cada 100 atendimentos, 83 deveriam ser feitos em UBS ou na UPA 24h. Muitas vezes, os pais levam as crianças para os postos ou para a UPA, mas saem de lá com a orientação de buscar outro lugar.

8:13 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro