IA da PMSP já atendeu mais de 1 milhão
Em pouco mais de um ano de operação, o sistema de inteligência artificial da Polícia Militar de São Paulo superou a marca de 1 milhão de atendimentos por meio do telefone 190. Desenvolvida pelo Centro de Operações da PM (Copom), a tecnologia (apelidada de “Mike”) atua em ocorrências de perturbação do sossego.
Isso tem contribuído para desafogar o serviço e liberar o atendimento pessoal para casos emergenciais. A Polícia Militar ressalta que o primeiro atendimento do 190 é sempre feito por profissionais humanos. Apenas os chamados classificados como de menor urgência, especificamente os relacionados a barulho, são redirecionados à IA.
O coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Copom, destacou que o uso do sistema trouxe reflexos positivos no tempo de resposta. “O redirecionamento das ocorrências de barulho para o ‘Mike’ trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência. Elas são atendidas com priorização dos casos críticos".
A tecnologia permite atendimento simultâneo a várias ligações, com registros de até 300 chamados de perturbação atendidos ao mesmo tempo. Com funcionamento ininterrupto, o sistema quase eliminou desistências por espera prolongada, além de melhorar a qualidade das análises estatísticas e operacionais.
O Centro de Operações da PM também estuda novos aprimoramentos. Entre eles, a inclusão de um protocolo que permita ao cidadão utilizar a ocorrência registrada como base para ações judiciais ou solicitações junto ao poder público municipal. “Solicitamos a atualização para gerar um número de protocolo”, detalhou o coronel.
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