Ex-diretora de presídio é transferida
A ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, foi transferida nesta sexta-feira (6) para o Conjunto Penal de Itabuna. A decisão ocorre meses após sua prisão, em janeiro de 2025, sob suspeita de facilitar a fuga de 16 detentos perigosos em dezembro de 2024.
Segundo o jornalista Oziel Aragão, do OZITV, a transferência ocorre devido ao desempenho positivo da unidade de Itabuna em ações de ressocialização. O presídio é reconhecido por aprovar internos em instituições de ensino superior, promover trabalhos internos com direito à remisção de pena e garantir atendimento médico diário.
Atualmente, Joneuma cumpre prisão preventiva e está grávida. Ela foi a primeira mulher a assumir a direção de um presídio masculino na Bahia. Antes de sua exoneração, atuava como policial penal desde 2016 e possuía formação em Direito com especializações na área.
A fuga dos detentos de Eunápolis foi promovida por um bando de homens armados, que invadiu o presídio na intenção de libertar Edinaldo Pereira Souza, o "Dadá", considerado o chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Os outros foragidos eram da mesma quadrilha.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
