Coelba reforça rede e alerta festeiros

A Neoenergia Coelba divulgou dicas para não ter problemas com energia durante as festas juninas. Entre elas estão não fazer ligações clandestinas (gato de energia), porque coloca a população em risco e pode causar falta de luz; não soltar fogos de artifício próximo à rede elétrica. Eles podem causar um apagão.

A Coelba também recomenda manter distância de fios e cabos e, ao identificar qualquer situação irregular, entrar em contato com a distribuidora através dos canais de atendimento. "Não pendure cordões de luz ou bandeiras em postes ou estruturas da rede elétrica; não acenda fogueira embaixo da rede elétrica", completa.

A empresa investiu R$ 12,8 milhões em obras, manutenções, podas preventivas, ordenamento de rede e tecnologia para os principais destinos juninos da Bahia. Nos polos que recebem os maiores festejos, a distribuidora reforçou a infraestrutura elétrica com inspeções por termovisão, uma tecnologia que detecta pontos de aquecimento.

As inspeções são feitas por veículos equipados com sensores térmicos e computadores de alta precisão, e também por técnicos a pé com câmeras portáteis, garantindo acesso a áreas de difícil circulação. Além disso, a companhia fez mil podas preventivas de árvores que poderiam interferir na rede elétrica e ajustou a altura para os trios elétricos.

“Em grandes eventos como o São João, intensificamos nossa presença em campo, no Centro de Operações Integrado (COI) e com equipes de prontidão para assegurar que as festividades ocorram sem intercorrências”, destaca Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.

O profissional também reforça o pedido de colaboração da população: “Evite ligações clandestinas de energia, não pendure enfeites nos postes, mantenha distância da rede elétrica e, para não perder o brilho do São João, nunca monte fogueiras debaixo da rede elétrica."

A Operação São João 2025 conta com mais de 400 colaboradores, entre engenheiros, eletricistas, técnicos e equipes de apoio, um aumento de 30% no efetivo habitual. As equipes estão distribuídas entre Salvador e cidades do interior, com reforço nas operações táticas e na articulação com órgãos públicos.

5:52 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro