CineBaru abre inscrições para filmes
Estão abertas as inscrições para o 9º CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, que será realizada de 17 a 20 de setembro em Sagarana, Arinos/MG. O evento é aberto a cineastas e videomakers da Bahia, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Os curtas-metragens podem ter até 30 minutos, finalizados entre 2023 e 2025.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de julho, através de formulário em cinebaru.com.br O evento terá a Mostra Competitiva Regional Baiangoneira de Curtas, com premiações por júri e voto popular; a Mostra Sertãozin, voltada ao público infantojuvenil; e a Mostra Sertão, com exibições não competitivas para o público geral.
Segundo os organizadores, as mostras buscam "olhares sensíveis para os povos do Sertão, Cerrado e Caatinga, promovendo a diversidade e valorizando produções que refletem as identidades, tradições e modos de vida da região". Serão valorizadas produções de localidades distantes dos centros urbanos ou das capitais.
O CineBaru é um festival de base comunitária, realizado em rede. A cada edição, constroi-se uma experiência coletiva em que o cinema se torna espaço de encontro, memória e movimento. Além da exibição de filmes, o festival conta com o Espaço Sertãozin, com brincadeiras para o público infantil, e atividades formativas em audiovisual.
Já o Quintal Agroecológico traz vivências do modo de vida sertanejo. Ao longo de suas oito edições, o CineBaru recebeu 1.088 filmes e exibiu 271 produções, entre curtas das mostras Competitiva e Sertãozin, longas e filmes convidados. Foram promovidas 48 atividades formativas, como oficinas, para cerca de 2.400 pessoas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
