CGU faz operação na prefeitura de SSA

A Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira, a operação Dia Zero, que investiga uma quadrilha que atua na Prefeitura de Salvador, desviando verbas públicas através de contratações irregulares de ONGs que supostamente prestam serviços de tecnologia na área de saúde.

A investigação começou quando a CGU identificou um possível desvio de recursos e lavagem de dinheiro, praticados em empresas que possuíam contratos com várias prefeituras baianas. Foi descoberto que uma contratada para serviços de TI na área de saúde mostrava um "elevado faturamento nos últimos anos".

A apuração foi ampliada pela Polícia Federal e a CGU, que dizem ter constatado irregularidades em um pregão da Secretaria de Saúde de Salvador que deu origem ao contrato. A entidade, simulando a realização de pagamentos, transferia recursos para empresas cujos proprietários eram servidores do Município, desviando o dinheiro.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, bloqueio de valores de pessoas físicas e jurídicas, totalizando R$ 100 milhões, além do afastamento de servidores. As diligências aconteceram nos municípios baianos de Salvador, Mata de São João e Itapetinga, além da capital alagoana, Maceió. O trabalho envolveu 130 policiais e 18 auditores.

2:15 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro