CCIBK leva professores à Coréia do Sul
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Coreia do Sul (CCIBK) está lançando um projeto pioneiro, em parceria com empresas e instituições dos dois países. O “Sim para a Educação” levará professores do ensino infantil, fundamental e médio à Coreia do Sul para uma imersão de 45 a 90 dias em um dos sistemas de ensino mais avançados do mundo.
Com início programado para 10 de junho, o projeto representa um marco de inovação educacional, cooperação internacional e valorização dos professores. Eles conhecerão um país onde mais de 90% das indústrias de ponta investem na educação, que transformou a Coréia do Sul em referência na área.
O projeto abrange atividades teóricas e práticas em áreas como ciências, artes, robótica, cultura, gastronomia, música, idioma e tecnologias educacionais. A primeira etapa vai levar 15 professores brasileiros para a Coreia do Sul, selecionados por suas secretarias de educação em todo o Brasil.
Eles ficarão hospedados próximo às escolas, onde terão acesso a uma agenda com mais de 300 horas de atividades presenciais. A programação inclui oficinas interativas, visitas técnicas, formação bilíngue, projetos de inovação e vivências em escolas coreanas, com o objetivo de absorver metodologias de ensino inovadoras.
Paralelamente ao intercâmbio, o projeto promove uma ação de democratização do conhecimento sem precedentes: aulas de coreano (nível básico), totalmente gratuitas, abertas a todos os professores brasileiros, da rede pública e privada. O curso será oferecido pela plataforma online da CCIBK, com início também no dia 10.
As aulas, ao vivo e gravadas, contarão com tutores, monitores, apostilas, áudios, exercícios interativos e apoio digital. Mesmo os professores que não participarem da viagem poderão aproveitar essa fase do projeto, fomentando uma aproximação cultural e linguística que beneficiará diretamente os professores e alunos brasileiros.
Com potencial de alcançar todos os 5.570 municípios brasileiros, o projeto pretende beneficiar indiretamente mais de 47 milhões de estudantes e professores das redes públicas e privadas. A longo prazo, a CCIBK planeja ampliar o número de professores selecionados e fomentar o intercâmbio de estudantes e gestores escolares.
Ao retornar ao país, os educadores desenvolverão projetos pedagógicos inovadores em suas escolas de origem, realizando workshops, palestras e oficinas, e contribuirão para o fortalecimento da educação brasileira com base nas melhores práticas internacionais.
Um dos grandes diferenciais do projeto “Sim para a Educação” é seu viés estratégico de desenvolvimento local. Cada professor selecionado atuará também como elo entre escolas brasileiras e empresas de tecnologia educacional da Coreia do Sul, promovendo o acesso a ferramentas de ponta.
Entre elas se destacam robótica e inteligência artificial na sala de aula, plataformas de ensino adaptativo, tecnologias assistivas para educação inclusiva, conectividade e produção audiovisual educativa, entre outras tecnologias.
O projeto irá contar com uma rede de apoio envolvendo governos estaduais, municipais e federais, além da participação de empresas privadas. A proposta é criar um modelo de financiamento colaborativo, onde o setor público e o setor privado compartilham o investimento para garantir a formação internacional de professores.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
