Banco de Sangue precisa de doações

O Banco de Sangue de Itabuna intensificou as ações visando sensibilizar voluntários neste mês de junho, quando tradicionalmente a queda no número de doadores gira em torno de 35%. Em contrapartida, é um período com aumento da quantidade de pacientes com necessidade de transfusão de sangue.

Entre janeiro e maio, a unidade captou, em média, 800 bolsas mensais. Esse desempenho pode não ser repetido neste mês, em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14. A diretora técnica do Banco de Sangue, Regiana Quinto, explica que diversos fatores contribuem para a queda de doadores voluntários nesta época.

Entre os motivos estão o aumento de consumo de bebidas alcoólicas, férias escolares e quantidade maior de pessoas viajando para aproveitar os festejos juninos. “Pedimos que os voluntários deem uma passada no Banco de Sangue antes da viagem. Assim, não deixarão de curtir e ajudarão a manter o nosso estoque”, pede a médica.

Para tentar impedir queda brusca no estoque de sangue e evitar comprometer procedimentos de urgência, a equipe de captação está mobilizando as caravanas de municípios como Ipiaú, Ibicaraí, Itagibá, Mascote e Camacan. Além dos hospitais de Base, Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho, a unidade abastece hospitais em Camacan, Gandu e Iguaí.

As doações precisam ser contínuas porque as plaquetas duram apenas cinco dias após produzidas e nem todos os voluntários fornecem esse componente, conforme a médica Regiana Quinto. “Os voluntários são fundamentais para a continuidade do tratamento de pacientes oncológicos e manutenção de cirurgias de urgência e emergência”.

8:13 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro