Abertura da ponte traz risco de morte
O governo federal não aguentou a rpessão de prefeitos preocupados com as festas juninas e o período de festas e decidiu reabrir a ponte sobre o Rio Jequitinhonha em Itapebi, na BR-101, no dia 20 de junho, usando uma pista e sistema "Pare e Siga". Só serão permitidos carros leves e vans.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo ministro Rui Costa. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhou por videoconferência. O governo diz que a decisão foi para "facilitar o deslocamento de moradores para trabalho, saúde e outras necessidades básicas".
Porém, a ponte é precária desde os anos 90 e estava "prestes a cair", por isso foi fechada. Não houve nenhuma providência capaz de mudar esta situação, já que a maioria dos pilares de sustentação está torta e prõxima de uma quebra, uma parte da pista já afundou e existem rachaduras, que indicam problemas sérios, por todo lado.
Segundo o governo, o Dnit fez um "reforço na estrutura", com remoção de asfalto e limpeza do sistema de drenagem. Nada disso resolve a precariedade dos pilares nem pode garantir a vida de quem se arriscar a atravessar a ponte, que será monitorada por 15 dias para "avaliar a possibilidade de liberação para veículos pesados no futuro".
A nova ponte, anunciada pelo governo federal, ainda não tem sequer um edital. A previsão é de que seja concluída 12 meses depois de iniciada. A única etapa já cumprida foi a sondagem, feita pelo engenheiro Chico França, de Itabuna,em setembro do ano passado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
