Ticomia é exceção nas festas juninas

Na Bahia a tradição do São João está sendo enterrada por prefeitos e o governo estadual, que ignoram os gêneros ligados às festas juninas, forró, xote e baião. Eles transformam o que seira uma festa tradicional em micaretas de arrocha (brega), sertanejo, funk, axé e samba, ritmos alienígenas na festa que era a maior marca do Nordeste.

Mas ainda existe esperança na área particular, em especial com o Forró Ticomia, realizado na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, que celebra a alma do São João nordestino há 38 anos. Neste ano, ele acontece no dia 21 de junho e promete encantar forrozeiros de todo o Brasil "com o arrasta-pé, as sanfonas e os versos que tocam o coração do povo".

Quem promete é Raul Dourado, que mantém o sonho do pai, Douradinho, fundador do Ticomia. A festa continua sendo um símbolo de resistência contra gêmeros invasores. Mesmo em tempos desafiadores, como o período pós-pandemia, o evento mantém seu destaque como a maior festa privada de São João na Bahia.

“Manter uma tradição é um desafio, mas acreditamos na importância da nossa cultura, na alegria do nosso público e na animação do arrasta-pé,” afirma Raul, que anuncia atrações como Dorgival Dantas, Igor e Lulinha, Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Vítor Fernandes, Saia Rodada e a icônica Banda Lordão, ausentes das "micaretas" públicas.

Raul destaca que, além de preservar as tradições, o Ticomia investe em inovação. “Estamos sempre buscando oferecer o melhor ao nosso público, com cenografia moderna, iluminação impecável, ambientes confortáveis e uma seleção de comidas típicas que agradam a todos os paladares, sem abrir mão do autêntico clima junino.”

A festa é mais que música, oferecendo uma experiência all inclusive com comidas típicas como tapioca, pamonha, amendoim, crepe, porco e costela de boi no rolete, milho cozido, acarajé, abará, churrasquinho e doces regionais. E, para acompanhar, cerveja, cachaça, licor, sorvete de cachaça, água de coco, caldo de cana, coquetel de frutas e refri.

Na Bahia, o forró se tornou cada vez mais raro nas festas "juninas" das prefeituras, mas se mantẽm no Ticomia e no Xamego da Morena, programação especial realizada pela Morena FM 98, de Itabuna. Ela faz uma maratona de 200 horas só com forró, xote e baião no São João (120h de 20 a 25 de junho), mais 80h no São Pedro, de 27 a 30 de junho.

8:22 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro