SP recebe outono com música e arte

Celebrar a chegada do outono com Lenine, Elba Ramalho e Almir Sater em Campos do Jordão, conferir obras de Tchaikovsky em ballet ou concerto, ou apreciar um espetáculo circense durante a correria do dia-a-dia em uma estação de trem: esses são alguns dos destaques da Secretaria da Cultura na Agenda Viva SP (agendavivasp.com.br)

Na capital, o “SP Por Todas as Mães” traz uma série de atividades nas estações Tatuapé do Metrô (dia 9) e Luz da CPTM (13), incluindo ingressos gratuitos para o Museu Catavento e espetáculos do O Mundo do Circo SP. Na Sala São Paulo, o concerto nos dias 15 e 17 apresenta a primeira sinfonia de Tchaikovsky acompanhada da abertura de “Romeu e Julieta”.

Já no Teatro Sérgio Cardoso, a partir do dia 13, outra peça do compositor russo é apresentada: o ballet “O Lago dos Cisnes”, uma das obras mais icônicas do repertório clássico. Para quem curte o contato com novas culturas, o Museu das Culturas Indígenas promove oficinas gratuitas de canto e de objetos com bambu neste final de semana, e as Fábricas de Cultura recebem espetáculo inspirado na vida da pintora mexicana Frida Kahlo.

No interior, o destaque fica com a 4ª edição do Festival Arte no Outono, em Campos do Jordão. O evento, com início no dia 9, leva para o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro nomes como Lenine, Elba Ramalho, Almir Sater e Cecília Militão. No segundo final de semana, se apresentam Orquestra da Fundação Lia Maria Aguiar (dia 16), Almir Sater (dia 17) e a atração infantil Mundo Bita (dia 18).

Já no litoral, o Museu do Café, em Santos, promove workshop gratuito para aqueles que desejam aguçar o paladar e o olfato quando se trata de apreciar um bom cafezinho. Já o Mundo do Circo SP e Museu Catavento estão na Estação Tatuapé do Metrô nos dais 9 e 13 de maio, das 8h às 16h. Na Estação Luz na terça-feira, das 8h às 16h.

Neste final de semana, o Museu das Culturas Indígenas traz programação especial de oficinas. No sábado, o Coletivo Eskya, formado por mulheres indígenas do território de Águas Belas (PE), promove a Oficina de Cantos Nativos, apresentando as histórias e as simbologias de cantos sagrados.

Com o tema “Corpo, espaço e movimento”, a Pinacoteca promove, neste final de semana, a terceira edição do projeto PinaFamília (foto), que acontece sempre no segundo domingo de cada mês. Além das diversas atividades e brincadeiras promovidas para toda a família, há ainda o espaço lúdico e interativo Pinapequenos, para crianças de até 4 anos.

Para quem trabalha com audiovisual ou se interessa por cinema, conhecer a sua história é essencial: por isso, o MIS promove o curso História do Cinema Mundial, com o jornalista Franthiesco Ballerini, autor de “História do cinema mundial”. O curso engloba desde os primórdios até correntes internacionais contemporâneas, como o cinema asiático e indiano.

Neste Dia das Mães, o Museu Casa de Portinari promove atividades especiais para celebrar a data, com a entrega de uma lembrança inspirada na memória de Dona Dominga, mãe de Candido Portinari. Na ocasião, acontece também a edição de maio do projeto “Domingo com Arte – Ateliê Ao Vivo”, com a participação da artesã Angeane Carvalho.

Neste sábado, o Museu do Café em Santos promove o workshop gratuito “Explorando o Sensorial do Café”, com Dora Coffee Roaster. A atividade irá ensinar a sentir e identificar diferentes aromas e sabores do café. A entrada é gratuita.

7:13 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro