Secretária revela projetos de Itabuna
A secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, comparou as mudanças em curso a um momento histórico das transformações urbanas de Salvador, sua terra natal. Arquiteta e servidora efetiva da capital, ela também colaborou com o estado, onde presidiu a Conder. Sônia lembrou a desocupação de Alagados.
"Coordenei a retirada de Alagados, definitivamente", disse a secretária, durante o Mesa Pra 2, que vai ao ar às quartas-feiras, às 15 horas, na Morena FM. Host do programa, o jornalista Marcel Leal lembrou que, "na época, era impossível acreditar que alguém iria acabar com Alagados".
Para Sônia, 30 anos depois, Itabuna tem o mesmo desafio em comunidades como a Bananeira, que avançam sobre o leito estendido do Rio Cachoeira. Segundo a secretária, além de retirar as pessoas e realocá-las em moradias dignas, é importante recuperar a orla e protegê-la com os parques lineares.
A mesma solução foi empregada em várias áreas de Salvador. A delimitação da orla com equipamentos públicos impediu a volta de ocupações irregulares. Os novos parques lineares vão estender a orla da Beira-Rio até a altura da Rua de Palha, nos dois lados do rio, impedindo a volta das pessoas para a área de risco da Bananeira.
Sônia Fontes comentou sobre as quatro novas pontes. A primeira ligará a BR-415 à BA-649 próximo ao Cidadelle, criando um novo vetor de urbanização na margem direita do Rio Cachoeira. A segunda é a que ligará a avenikda Amélia Amado ao bairro Conceição. A terceira irá da Bananeira até a lateral do Espora de Ouro, no Jardim Primavera.
A quarta ponte vai substituir o pontilhão antigo de Itamaracá, que sempre fica abaixo da linha da água quando chove muito. "As novas pontes vão favorecer os investimentos nessas áreas, com urbanização completa", destacou Sônia Fontes. Existe ainda uma nova saída para a BR-101, a partir do final da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano.
Marcel perguntou sobre as obras em andamento. A secretária explicou que as três tocadas pela empresa cujo dono se suicidou serão feitas em sequência, ao invés de simultaneamente. A primeira a ser entregue será a Praça Pastor Hélio, no final deste mês. A segunda a Praça Camacã, no aniversário da cidade, em 28 de julho, e o estádio em agosto.
A reconstrução interminável da Feira do São Caetano será retomada em breve. "A Conder fez uma nova licitação e a estimativa é de que o trabalho seja concluído em até 40 dias. Cerca de 90% da obra já foi concluída. A gente vai ter uma senhora estrutura depois de pronta", lembrou a secretária.
Sônia Fontes abordou outros projetos, contou como é o trabalho da secretaria, comentou sobre o estilo de trabalho do prefeito Augusto Castro, revelou como foi sua trajetória, tratou da falta de mão-de-obra que vem desesperando os empresários e muitos outros assuntos. Voce pode ouvir a íntegra do programa em bit.ly/MesaPra2.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
