LEM terá uma escola de agronegócio

O agronegócio se tornou a “menina dos olhos” na economia da Bahia. Até o terceiro trimestre de 2024, o setor representou 23,5% do PIB do estado, atingindo 26,5% no terceiro trimestre, o maior índice para o período. Já o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 2024 foi de R$ 54 bilhões. As lavouras contribuiram com 81%.

A aumento das safras leva a uma maior necessidade de conhecimento e tecnologia. Nesta área, a Atitus Educação, de Passo Fundo/RS anunciou o projeto de expansão e instalação de uma nova unidade da Escola de Agronegócio em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

A escola vai além das exigências do MEC e das disciplinas tradicionais. Além dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, ela desenvolve, há três anos, um modelo diferenciado de conteúdo, em parceria com empresas, cooperativas, produtores rurais e até agências como a Embrapa, para fomento à pesquisa.

Segundo Pompeo Scola, do Conselho Consultivo da Atitus Educação, o intuito desse ecossistema é proporcionar aos estudantes um vivenciamento único. “A ideia é que eles possam atuar no dia a dia do campo, entendam as dores e demandas das empresas e dos produtores, tenham maior taxa de empregabilidade".

Hoje, a instituição já tem parceria com marcas renomadas, como a Ourofino Saúde Animal e a cooperativa Cotrijal. “No Sul já temos muitos exemplos do sucesso dessa metodologia de engajamento e os parceiros demonstram muita satisfação com os resultados”, diz o consultor.

O projeto ainda está em fase de validação, mas é real. “O Oeste da Bahia precisará cada vez mais criar programas de atração para disponibilizar na região serviços essenciais e modernos que permitam autonomia e equilíbrio no seu processo de crescimento e vale dizer que mão de obra treinada é essencial para um agro forte”, destaca.

6:12 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro