Itabuna 'tira atraso' das cirurgias SUS
A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) inicia, neste final de semana, uma ação para ampliar as cirurgias eletivas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLem). Idealizada pelo próprio prefeito Augusto Castro, ela tem como objetivo acelerar os procedimentos e reduzir a fila de espera pelo SUS.
Os pacientes podem ser não apenas de Itabuna, como dos municípios pactuados da região. Nos dias 23, 24, 25 e 28 de maio será feita uma triagem e avaliação dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas, encaminhando para exames e a inclusão na lista única estadual de cirurgias.
Após essa etapa, a previsão é de fazer até 20 cirurgias por dia, como colecistectomia por vídeo, histerectomia total, ooforectomia, correções de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e hemorroidectomia. Os primeiros pacientes já foram autorizados pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
A expectativa é que o número de procedimentos realizados no Hospital de Base aumente de 350 para 600 cirurgias mensais, representando um avanço significativo, afirma Augusto. “governo. Com planejamento, responsabilidade e trabalho, estamos entregando resultados concretos. Estamos reduzindo a demanda reprimida".
O Hospital de Base passou por uma ampla modernização e hoje conta com novo Pronto-Socorro, Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas, Centro de Telemedicina, além de duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) totalmente equipadas com o apoio da Sesab. A unidade é referência no atendimento a politraumas, urgência e emergência.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
