Ilhéus faz "São João" longe do forró
O prefeito Valderico Jr lançou, nesta quinta-feira , a micareta "Meu São João Amado", que será realizada uma semana antes dos festejos de São João, de 13 a 15 de junho, para não concorrer com festas tradicionais de cidades como Ibicuí, Itororó e Jequié. A ideia é que os turistas incluam Ilhéus na mesma viagem para os outros destinos.
O local escolhido foi a Avenida Soares Lopes, porém várias áreas da cidade serão decoradas, repetindo o projeto montado pelo próprio Valderico Jr quando era presidente da CDL. “Quando fizemos pela CDL o Natal Encantado em 2019, vimos como a cidade se transformou e como as pessoas se encantaram".
"Queremos trazer essa mesma energia para o São João, com uma decoração que conte histórias, que emocione e que faça Ilhéus ser ainda mais amada”, afirmou o prefeito durante o lançamento. Eles destacou que a micareta "é muito mais do que um evento. Valoriza a cultura, movimenta a economia, fomenta o turismo e integra a sociedade".
Quatro espaços temáticos vão compor a cenografia oficial. A Vila Gabriela, Cravo e Canela, na Praça Dom Eduardo, recriará a Ilhéus do início do século XX. A Vila Junina Tradicional, na Praça Rui Barbosa, trará casinhas típicas e uma grande fogueira. O Espaço Capitães da Areia, no letreiro da Soares Lopes, será voltado para interação e fotos.
Para completar, a Praça Cairu receberá um imenso balão junino cenográfico, rodeado por bandeirolas. Ruas, calçadões e travessas da cidade também estarão decorados, para criar um clima junino que atraia turistas e dê lazer para os moradores. Um Trem do Forró fará passeios gratuitos pelos pontos decorados.
Entre as atrações confirmadas estão Netinho do Forró (que apesar do nome não toca forró e sim arrocha), Maiara & Maraisa, Paula Fernandes, Marlus Viana, Tierry, Matheus Fernandes, Gigantes do Brasil, Thales Lessa, Hugo Henrique, Tayrone, João Bosco e Vinícius.
O forró, música tradicional do São João, ficou restrito a Cacau com Leite e Lordão, além de bandas locais como Mel do Forró e Zabumbahia. Elas, mais Xote Apimentado, PH do Acordeon e Juninho do Acordeon, animarão a Praça São João Batista. A festa também será levada aos bairros.
Eles sim, contarão com bandas locais e o tradicional forró. No dia 24 no Iguape, 31 em Olivença, 6 de junho no Teotônio Vilela e 7 de junho no Malhado. No dia 12 acontece o Concurso Regional de Quadrilhas, com premiação em dinheiro, e no dia 24 de junho Sambaituba promove seu São João na data tradicional.
O evento na Soares Lopes contará com linhas de ônibus gratuitas na rota e no horário dos shows, atendimento médico, Casa de Acolhimento à Mulher, sala de imprensa, revista nos portais de entrada, estacionamento para táxi e aplicativo, transporte e espaço para deficientes, 170 barracas e espaço para os filhos dos ambulantes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
