IC vai promover oficinas de cultura

O IC Encontro de Artes vai se expandir para o interior, depois de 16 edições na capital. Além de apresentações artísticas, essa presença se inicia com uma série de oficinas de Iniciação à Produção Cultural, que vai passar por Itabuna, Itagibá, Madre de Deus, Candeias e Jequié entre maio e junho, até chegar a Salvador em julho.

Em Itabuna, ela será realizada nos dias 13 e 14 de junho. Na sexta, ela vai das 14h às 18h, no sábado das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. A oficina será ministrada na sala multiuso do Centro de Cultura Adonias Filho. As inscrições podem ser feitas em formulários disponíveis na página de Instagram @icencontrodeartes

De cada turma, uma pessoa será selecionada para atuar como bolsista, fazendo acompanhamento dos trabalhos do festival durante duas semanas, com bolsa auxílio de R$ 600 e todas as despesas de viagem cobertas para os selecionados do interior. As atividades contam com patrocínio da Transpetro, por intermédio da Lei Rouanet.

As oficinas serão ministradas pelas produtoras culturais Ellen Mello e Tais Bichara e pela comunicóloga Paula Berbert, integrantes da Conexões Criativas e da Dimenti Produções Culturais, empresas parceiras na realização do IC Encontro de Artes. Cada turma, com carga de 12 horas, oferece 20 vagas gratuitas, sujeitas a seleção.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e disponibilidade de presença para as aulas agendadas. A Oficina de Iniciação à Produção Cultural abordará as etapas de um projeto cultural, com a pré-produção (planejamento e cronograma), execução (operacionalização e acompanhamento) e pós-produção (avaliação e relatórios), com destaque para a produção de festivais.

A Oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura tratará das teorias da comunicação em cultura, apresentando ferramentas e técnicas para a prática, considerando a comunicação como parte fundamental do trabalho em cultura e integrante da concepção poética, política, social e de produção de ações artístico-culturais.

Ellen Mello trabalha com produção cultural há mais de 25 anos. É fundadora e gestora da Dimenti Produções Culturais. É mestra de Cultura e Sociedade pela Ufba, com pesquisa que aborda os desafios da gestão de festivais. Em 2024, abriu as portas da Casa Arte Dá Trabalho, sede própria do coletivo e espaço de trocas artísticas e criativas.

Tais Bichara é graduada em Jornalismo pela Ufba e trabalha com produção cultural desde 2010. É criadora e diretora da série documental “Donas do Baba”, sobre mulheres e futebol, disponível no YouTube. Já produziu livro, o Radioca (festival de música de Salvador), espetáculos teatrais, séries e longas documentais.

Paula Berbert atua há mais de 20 anos como assessora e gestora de comunicação, redatora e revisora. Sua carreira é construída nos setores das artes, da cultura e da economia criativa. Também tem experiência como produtora e repórter em programas de cultura, artes e entretenimento, em rádio, televisão e internet.

3:10 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro