IA vai ajudar os professores em SP

Estudantes estaduais de São Paulo terão o apoio da inteligência artificial na correção de atividades da ferramenta TarefaSP, destinada a lições de casa. Um projeto-piloto da Secretaria de Educação está sendo realizado nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Médio.

Ele pretende ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores na correção desse tipo de exercício. O projeto piloto integra uma série de ações educacionais da pasta com foco na inovação da educação, com o apoio das tecnologias.

A correção de questões discursivas deve ser aplicada a 5% dos exercícios e voltados, neste momento, a componentes curriculares específicos: língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história. Na aplicação, estudantes têm acesso a questões que exigem respostas objetivas ou dissertativas.

Nesse projeto piloto, as respostas na TarefaSP não valem nota. O secretário Renato Feder explica que “a disponibilização de questões que demandam respostas dissertativas incentiva a escrita e o desenvolvimento de habilidades que são esperadas nos vestibulares, em avaliações externas como Pisa, mas também em situações da vida adulta. Essas questões abertas desafiam muito mais o estudante, que tem que escrever a resposta”.

O secretário reforça que o projeto piloto apoiará o trabalho do professor. Com isso, o docente poderá dedicar mais tempo para o processo contínuo de melhoria do ensino e aprendizado na rede. “Com o assistente de correção por IA, conseguimos ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP, sem onerar os professores".

"Do contrário, seriam milhões de atividades a mais a serem conferidas pelos professores, o que dificultaria a correção. É para isso que contamos com a IA. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores para ensinar e não somente corrigir".

As questões são disponibilizadas de acordo com o conteúdo lecionado. No caso das questões dissertativas, quando o estudante finaliza a tarefa, sua resposta entra em uma fila de processamento e o assistente de correção por IA compara esta resposta com a resolução esperada, elaborada pelo time de especialistas da Seduc-SP.

A IA então define se a questão foi respondida de forma correta, parcialmente correta ou incorreta e faz uma breve explicação. O estudante pode avaliar o comentário. Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários, assim como já acontece com as respostas às questões objetivas.

5:54 PM  |  


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sao pedro