GCM Itabuna apreende aves silvestres

O Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil de Itabuna, apreendeu, nesta terça-feira, gaiolas com pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro nos bairros Nova Califórnia, Santa Inês, Novo Horizonte e Alto do Cuscuz, no Califórnia. A apreensão é resultado do patrulhamento rotineiro e preventivo.

Durante a ação, os guardas civis encontraram 18 aves de espécies nativas, sendo 15 papa capim, um pardal, um canário e um chorão, mantidas em condições inadequadas de higiene e segurança. Além das aves, foram apreendidas 30 gaiolas, muitas delas sem a mínima estrutura para o bem-estar dos pássaros.

De acordo a legislação, os responsáveis pelo cativeiro ilegal poderão responder por crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98, art. 29), que proíbe a captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes.

Os responsáveis, ao ser abordados, entregaram as gaiolas com os pássaros de forma espontânea ao GOPA, segundo o comandante da GCM, Inácio Pereira. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Inema para avaliação veterinária e posteriormente serão levadas a um centro de reabilitação de animais silvestres.

6:27 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro