Desmanche tinha 100 mil peças de moto
Motores, escapamentos, amortecedores, baterias, painéis, faróis, carenagens, pneus e retrovisores. São algumas das peças que os policiais encontraram em uma loja no centro de São Paulo que funcionava como desmanche e depósito de motos furtadas e roubadas na capital paulista e região metropolitana.
Nos três andares da loja, na rua dos Gusmões, havia cerca de 100 mil peças e acessórios. Todo material foi recolhido, sendo essa uma das maiores apreensões dos últimos anos realizadas pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar).
A ação não foi um fato pontual. Os agentes investigam há meses a atuação de quadrilhas especializadas em roubos de motos de alta cilindradas e o seu destino final. Em março, no âmbito da Operação No Grau 3, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma loja situada na frente do imóvel vistoriado, no centro de São Paulo.
No andar superior, havia um buraco com passagem para um imóvel vizinho, onde foram encontradas centenas de peças de moto sem origem ou identificação, seja para depósito ou prontas para a venda. No local, também tinha caixas de isopor com etiquetas de restaurantes para simular falsas entregas e transportar sem chamar a atenção.
“A gente sempre faz operações nessa região. Descobrimos que os criminosos agem com o mesmo modus operandi e realizam o desmonte das motos na parte noturna. Fizemos vários vídeos do local, indo aos finais de semana e tivemos êxito em realizar o flagrante”, conta a delegada Leslie Petrus, da 1ª Delegacia da Divecar.
Após toda a investigação, os agentes foram até o local com viaturas descaracterizadas e flagraram o momento em que um suspeito chegava com uma moto e entregava para outro dentro do estabelecimento. Os homens desconfiaram do carro estacionado e seguiram em direção ao veículo.
Nesse momento, outro comparsa ficou na frente da loja. Quando se aproximaram da viatura, os policiais fizeram a abordagem e o “olheiro” correu para dentro. O suspeito e outros que estavam no prédio conseguiram fugir pelo fundo da loja. Já os abordados, de 41 e 42 anos, foram detidos. Um deles, o mais velho, se disse dono do imóvel.
Duas caminhonetes e oito motos foram apreendidas no local, sendo que duas eram furtadas. Além disso, cinco celulares, máquinas de cartão, computadores, um bloqueador de sinal e R$ 9,6 mil em espécie foram recolhidos.
Durante a ação da Polícia Civil, uma vítima que teve sua moto furtada na mesma noite compareceu ao local. O homem ligou para o 190 da Polícia Militar e informou que o veículo possuía um rastreador que indicava que a moto estava na rua dos Gusmões. O homem entrou no prédio e reconheceu a moto, sendo devolvida pelos policiais.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
