CCAF recebe mostra de 'afrofuturismo'
O Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, sedia até esta sexta-feira a exposição “Sopa Andrômeda – Afrofuturismo Grapiúna”, promovida pelos artistas Iran Britto e Vitor Borges. A entrada é gratuita e a programação inclui palestras, bate-papo com artistas e interação com as obras visuais.
"A proposta é explorar o afrofuturismo como linguagem artística e ferramenta política, conectando o passado da diáspora africana às perspectivas de futuro da juventude preta do Sul da Bahia", dizem os organizadores.
Eles definem o afrofuturismo como uma corrente cultural que mistura elementos das culturas africana e afro-brasileira com temas de ficção científica, tecnologia, ancestralidade e imaginação do futuro. "A ideia é repensar o amanhã a partir das vivências e histórias de pessoas negras, criando narrativas que rompem com estereótipos".
Para Iran Britto, a proposta é “valorizar e reconhecer o passado visando reestruturar e reescrever perspectivas para o futuro pois, para povos negros ancestrais, passado, presente e futuro estão em constante movimento. Dentro desse contexto, novas narrativas de futuro vão se construindo através de manifestações artísticas.”
Nesta sexta, haverá roda de conversa com os artistas às 18h10 e encerramento às 21h.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
