A Região lança grupo de WhatsApp
Dono de um dos sites mais respeitados do sul da Bahia, mantendo a tradição de seu principal jornal impresso, A Região abandonou a edição física durante a pandemia e se concentrou na online, referência regional de notícias. Agora, criou um grupo de WhatsApp para acompanhar as ponstagens na rede X.com (@a_regiao).
Com ele, os leitores podem ter acesso fácil às principais notícias do dia, recebendo o resumo em seu celular, gratuitamente. Cada post tem link direto para o texto completo, incluindo as colunas de Cláudio Humberto, Malha Fina, Marcel Leal, Luiz Thadeu e Cyro de Mattos. Para participar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/JwGv2yG2JGV9qES31zAhXd
Um dos primeiros jornais da Bahia a lançar um website, em 1996, A Região vem acompanhando as mudanças causadas pela internet desde então. Ainda em 2000, enquanto mantinha sua edição impressa semanal, ele passou a adotar atualizações diárias de notícias no site, além de mudar procedimentos e a filosofia editorial.
"A gente percebeu que a linguagem do jornalismo online precisava seguir o padrão do rádio, com textos mais curtos, objetivos, completos mas em linguagem mais direta," conta o CEO Marcel Leal."Não foi fácil, porque todos os jornalistas da época se formaram escrevendo de maneira acadêmica, formal e rebuscada. A mudança foi grande".
Pioneiro em fluxo de trabalho remoto, adotado a partir de 1998, A Região passou também por uma transformação editorial gerada pela ampliação do público, de regional no impresso para mundial online. "Uma consequência foi a cobrança de leitores de Salvador por notícias da capital e da política baiana, que passamos a atender", conta Leal.
Nos últimos anos, o jornal passou a dar notícias de Brasília e de São Paulo, centros da política e da economia nacionais, ganhando leitores nessas capitais, que passaram a ser cobertos diariamente, especialmente o governo de Tarcísio de Freitas e Santos, principal cidade do litoral paulsita, onde A Região tem a correspondente Gina Arcanjo.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
