Rádio amplia força na nova geração Z

A pesquisa Share of Ear, realizada pela Edison Research, é um estudo contínuo sobre os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. Ela mede trimestralmente a participação de diferentes formatos de áudio no tempo total que as pessoas passam ouvindo conteúdo de áudio.

Pode parecer inesperado, mas a Geração Z consome mais rádio do que streaming de música com anúncios. Quase 40% dos jovens de 18 a 24 anos ouviram rádio AM/FM, seja no ar ou online, em comparação com 32% que ouviram um serviço de streaming de música.

Isso significa que a Geração Z passa mais tempo ouvindo rádio – seja no carro, no celular ou por meio de smart speakers – do que em plataformas como o Spotify. Eles chegam pelo conteúdo gratuito e permanecem pelo senso de conexão com os apresentadores.

Um estudo recente revelou que 72% dos ouvintes da Geração Z afirmam que o rádio os ajuda a relaxar e curtir seu “tempo para si”. Além disso, 60% sentem que estão “passando um tempo” com seus apresentadores favoritos, e 56% preferem a curadoria de conteúdo do rádio em vez das plataformas digitais.

Agora, a Edison Research publicou um relatório consolidando os dados de 2024 que traz insights valiosos sobre como os americanos consomem áudio e que pode servir como referência para traçar estratégias de negócios, mesmo para o caso brasileiro.

Pela primeira vez desde 2021, o rádio AM/FM aumentou sua participação na audiência de áudio com suporte de anúncios, com crescimento tanto na transmissão tradicional quanto nas digitais. Com mais pessoas voltando aos escritórios, há um aumento nos deslocamentos de carro e mais tempo dedicado à audição durante o expediente.

Quando se combina a transmissão tradicional e o streaming, o rádio AM/FM agora detém quase 70% da participação diária na audiência de áudio com suporte de anúncios. Ele é a principal escolha para áudio com anúncios em qualquer ambiente – no trabalho, em casa e, especialmente, no carro.

O rádio responde por quase 90% da audiência do áudio com suporte de anúncios no carro, uma participação que se manteve estável ao longo dos anos. Mas sua dominância fora do carro também é relevante: mais da metade da audiência em casa é dedicada ao rádio AM/FM, superando os serviços de streaming de música em 300%.

No ambiente de trabalho, a presença do rádio é ainda maior, com quase dois terços da audiência de áudio com anúncios sintonizando o rádio tradicional ou via streaming.

2:17 PM  |  


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sao pedro