Lote de Brumado da Fiol é retomado

O Ministério dos Transportes autorizou a Bahia Ferrovias S.A a fazer a infraestrutura e a pavimentação das obras complementares da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho Ilhéus-Caetité. A autorização abrange o Lote 4F, que atravessa Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.

As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, além de pontes e viadutos. A decisão levantou o temor de que a ferrovia seja desviada no meio para se integrar à que vai para a RMS.

A autorização foi publicada menos de duas semanas após a notícia de que a Bamin desmontou o canteiro de obras do trecho 1F da Fiol, em Uruçuca. A continuação do 4F enquanto a ponta que leva ao Porto Sul é congelada pode sinalizar a intenção de desviar o trajeto e terminar a ferrovia no Porto de Aratu.

A Bahia Ferrovias é do mesmo grupo da Bahia Mineração, o Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do conglomerado, responsável pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.

3:45 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro