Lote de Brumado da Fiol é retomado
O Ministério dos Transportes autorizou a Bahia Ferrovias S.A a fazer a infraestrutura e a pavimentação das obras complementares da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho Ilhéus-Caetité. A autorização abrange o Lote 4F, que atravessa Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, além de pontes e viadutos. A decisão levantou o temor de que a ferrovia seja desviada no meio para se integrar à que vai para a RMS.
A autorização foi publicada menos de duas semanas após a notícia de que a Bamin desmontou o canteiro de obras do trecho 1F da Fiol, em Uruçuca. A continuação do 4F enquanto a ponta que leva ao Porto Sul é congelada pode sinalizar a intenção de desviar o trajeto e terminar a ferrovia no Porto de Aratu.
A Bahia Ferrovias é do mesmo grupo da Bahia Mineração, o Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do conglomerado, responsável pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
