Lixo ilegal e descaso afetam Itabuna

Cerca de 30 toneladas de lixo e entulho despejados irregularmente foram removidas nesta quarta-feira no acesso ao Campo do Futebol Amador, no Bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, pelo Departamento de Limpeza Pública. A remoção tem acontecido em várias localidades com pontos viciados.

O problema é recorrente e afeta até os terrenos onde já havia sido sanado, o que demonstra a necessidade de cooperação das empresas que atuam nos serviços de coleta e descarte desses materiais, das lideranças comunitárias e das pessoas como um todo.

Segundo o coordenador da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, pontos viciados de lixo voltaram a aparecer onde ações de limpeza e remoção haviam sido executadas no passado pela Prefeitura. “Entre 2021 e 2024, de um total de 146 locais nestas condições, foram eliminados 88. Mas 53 resistem por falta de cooperação”, comenta.

“Ainda existem outros pontos a ser eliminados e isso só será possível com a colaboração das pessoas. A Prefeitura tem feito um trabalho árduo, coletando mais de 40 toneladas diária de entulho jogado de forma irregular nos terrenos e ruas. Mas esse número, embora alarmante, foi de 110 toneladas dia no ano passado”.

“As pessoas têm de compreender que locais inadequados onde há descarte irregular de lixo podem causar doenças, são vetores de proliferação de roedores (ratazanas), insetos e animais peçonhentos”, alerta. "É preciso atenção, porque o poder público sozinho não tem condições de combater a falta de educação”.

No entanto, problemas também são causados pelo descaso da empresa Biosanear, que recebe alguns milhóes por mês para recolher o lixo. No bairro Goes Calmon, por exemplo, ela não coleta o lixo das ruas sem saída nos sábados, por preguiça de dar ré. O resultado é o lixo espalhado no local por urubus, cães e gatos de rua.

Num balanço preliminar, o Departamento de Limpeza Pública aponta a região dos bairros Zizo, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo e Maria Pinheiro como aquela onde mais pontos de lixo foram revitalizados, totalizando oito, incluindo as avenidas Roberto Santos e Pedro Jorge.

Mas a situação é grave nos bairros Califórnia, Novo Califórnia, Fátima, São Roque, Conceição, Santo Antonio, Mangabinha, Jorge Amado, Carlos Silva, Fonseca, São Pedro, Jaçanã, Santa Inês e Loteamentos Tupinambá, Jardim Italamar e Félix Alves de Souza, mesmo tendo coleta domiciliar de segunda a sábado.

8:26 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro