Ilhéus sedia uma Oficina de Spirituals
Nos dias 1º e 2 de maio Ilhéus receberá a Oficina de Spirituals, cânticos espirituais misturaram referências bíblicas, melodias africanas e a estrutura dos hinos protestantes europeus. O evento reunirá músicos, cantores e estudiosos deste gênero, que nasceu da dor, mas floresceu como um canto de esperança e liberdade.
À frente está a soprano paulista Cyrene Paparotti, Mestre em Canto pela New York University, cuja carreira internacional reúne atuações no Brasil, Estados Unidos e Europa. Junto a ela, participam a fonoaudióloga e especialista em espectrografia vocal Gisane Monteiro e o professor doutor em música Juvino Alves Filho.
O time é reforçado pelo educador musical Diraldo Suzart. Durante dois dias de estudos intensivos, os participantes terão acesso a oficinas práticas de técnica vocal, sessões de aquecimento, ensaios coletivos e palestras aprofundadas sobre a história, a estrutura rítmica e a força melódica dos Spirituals.
Além da imersão musical, a oficina oferecerá a possibilidade de fazer uma análise vocal computadorizada, conduzida por Gisane Monteiro, para que os participantes conheçam melhor suas características vocais e trabalhem o desenvolvimento técnico de maneira personalizada.
O evento terã como atração final uma apresentação pública gratuita. A oficina tem vagas ilimitadas para coristas (sopranos, contraltos e homens) mas limitadas para a análise vocal. A inscrição, de R$ 60 para a oficina e R$ 40 para a análise vocal, devem ser feitas pelo formulário online em https://shorturl.at/5pEiV
Muito que um evento técnico, a Oficina de Spirituals propõe uma reconexão com raízes profundas da música sacra afro-americana, resgatando a força de uma expressão artística que atravessou gerações.
Os Negro Spirituals são um dos legados mais profundos da cultura afro-americana. Surgidos no contexto brutal da escravidão nos Estados Unidos, entre os séculos XVIII e XIX, esses cânticos espirituais misturaram referências bíblicas, melodias africanas e a estrutura dos hinos protestantes europeus.
Os Spirituals começaram como expressões de dor, esperança e anseio por liberdade. Muitas vezes, escondiam mensagens cifradas de fuga ou resistência de escravos. Seu espírito, as técnicas vocais e a profunda carga emocional exerceram influência decisiva no desenvolvimento de gêneros como gospel, blues e jazz.
Hoje é cantado por negros e brancos, lado a lado, na maioria das igrejas dos Estados Unidos, como canto de fé e esperança. Os corais de Spirituals são um espetáculo inesquecível.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
