Drone ajuda PM a combater crimes em SP
Os bairros do entorno do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na zona sul de São Paulo, tiveram queda nos principais crimes patrimoniais no primeiro bimestre. O resultado é acompanhado pela PM que, desde o ano passado, implantou o Programa de Policiamento com Drones para reforçar a vigilância da área.
O uso de drones fornece um panorama vista de cima. Por causa do rápido deslocamento, permite que o policial se prepare para atender à ocorrência com mais segurança e planejamento. “A PM torna a ação do policial mais eficiente e segura, além de contribuir com a economia”, afirma o ten-cel Carlos Marques, comandante do 27°.
Outros batalhões da PM paulista integraram o projeto piloto, que resultou na diretriz para implementação do programa. A vigilância aérea é desenvolvida em conjunto com a Sala de Operações da PM e com o Radiopatrulhamento com Motocicletas (RPM).
Atualmente, o programa funciona no patrulhamento preventivo, com dois policiais e uma viatura. Os militares monitoram a rede de rádio nas áreas de interesse e, quando surge uma emergência, dão o apoio. Os drones são usados pela PM desde 2019, em grandes operações e ações programadas no Estado de São Paulo.
Os bairros do entorno do 27º BPM/M tiveram uma redução de 30% nos roubos em geral nos dois primeiros meses deste ano, na comparação com 2024. Os casos caíram de 534 roubos para 372 ocorrências. Os furtos também caíram no período. A subtração de veículos caiu 4,5% no bimestre, com 169 boletins de ocorrência.
Na avaliação do comandante do 27º BPM/M, o drone é mais uma ferramenta que contribui com o trabalho policial. “Temos que combater os crimes de varejo e organizado com as melhores ferramentas”, finalizou.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
