Tarcísio inclui música nas escolas de SP

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou o lançamento do programa Guri nas Escolas, parceria das secretarias de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação, que integra o ensino de música à grade curricular da rede estadual. “A educação musical é algo maravilhoso e transformador", afirmou.

"Você desenvolve não só o atributo musical em si, mas uma série de outros atributos que serão importantes na trajetória desses jovens. A gente desperta vocações, consegue incluir mais alunos, identificar e desenvolver talentos, e no final das contas, fomentar outras habilidades e a capacidade de relação interpessoal”.

Com o programa inédito Guri nas Escolas, o estado de São Paulo integrou o ensino da música como componente essencial no currículo escolar estadual. O investimento supera R$ 9 milhões. A iniciativa será implementada em 97 escolas do Programa Ensino Integral, atendendo cerca de 20.370 alunos do final do Fundamental e do Médio.

Ainda este ano, o programa será ampliado para 200 escolas, com mais de 42 mil vagas. “A implantação do Guri nas Escolas tem como foco a valorização dos estudantes e a disponibilização de ferramentas importantes para o desenvolvimento e descobertas de paixões para a vida escolar e a vida adulta”, diz o secretário Renato Feder.

Só na região metropolitana de Campinas, são sete polos em escolas estaduais, com 1.470 vagas, sendo 210 por escola. Esses polos estarão localizados em Campinas, Hortolândia , Indaiatuba e Santa Bárbara D’Oeste. Além disso, a região conta com mais 1.929 vagas do Projeto Guri original, criado há 30 anos.

As aulas são distribuídas em nove polos adicionais, sendo dois em Campinas, e os demais em Indaiatuba, Monte Mor, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo. Há ainda dois polos em funcionamento em escolas municipais (Hortolândia e Indaiatuba) e três polos na Fundação CASA.

As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão.

O programa desenvolve também habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.

“Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

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sao pedro