Geração Z dá prioridade ao rádio FM

A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, é um estudo contínuo sobre os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. Ela mede trimestralmente a participação de diferentes formatos de áudio no tempo total que as pessoas passam ouvindo conteúdo de áudio. Os dados são reveladores.

A Geração Z tem uma conexão especial com o rádio. Ela consome mais rádio do que streaming de música com anúncios. Quase 40% dos jovens de 18 a 24 anos ouviram rádio AM/FM, seja no ar ou online, em comparação com 32% que ouviram um serviço de streaming de música no trimestre anterior.

Isso significa que a Geração Z passa mais tempo ouvindo rádio – seja no carro, no celular ou por meio de smart speakers – do que em plataformas como o Spotify. Eles chegam pelo conteúdo gratuito e permanecem pelo senso de conexão com os apresentadores.

Outro estudo recente revelou que 72% dos ouvintes da Geração Z afirmam que o rádio os ajuda a relaxar e curtir um “tempo para si mesmo”. Além disso, 60% sentem que estão “passando um tempo” com seus apresentadores favoritos, e 56% preferem a curadoria de conteúdo do rádio em vez das plataformas digitais.

No relatório da Edison Research fica patente a força duradoura do rádio. Pela primeira vez desde 2021, o rádio aumentou sua participação na audiência de áudio com anúncios, com crescimento tanto na transmissão tradicional quanto nas plataformas digitais.

Quando se combina a transmissão tradicional e o streaming, o rádio AM/FM agora detém quase 70% da participação diária na audiência de áudio com anúncios, em qualquer ambiente – no trabalho, em casa e, especialmente, no carro, onde tem praticamente o monopólio da audiência.

O rádio responde por quase 90% da audiência do áudio no carro, uma participação que se manteve estável ao longo dos anos. Além disso, mais da metade da audiência de áudio em casa é dedicada ao rádio, três vezes mais que os streaming de música como Spotify. No trabalho, quase dois terços da audiência.

5:17 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro