Geração Z dá prioridade ao rádio FM
A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, é um estudo contínuo sobre os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. Ela mede trimestralmente a participação de diferentes formatos de áudio no tempo total que as pessoas passam ouvindo conteúdo de áudio. Os dados são reveladores.
A Geração Z tem uma conexão especial com o rádio. Ela consome mais rádio do que streaming de música com anúncios. Quase 40% dos jovens de 18 a 24 anos ouviram rádio AM/FM, seja no ar ou online, em comparação com 32% que ouviram um serviço de streaming de música no trimestre anterior.
Isso significa que a Geração Z passa mais tempo ouvindo rádio – seja no carro, no celular ou por meio de smart speakers – do que em plataformas como o Spotify. Eles chegam pelo conteúdo gratuito e permanecem pelo senso de conexão com os apresentadores.
Outro estudo recente revelou que 72% dos ouvintes da Geração Z afirmam que o rádio os ajuda a relaxar e curtir um “tempo para si mesmo”. Além disso, 60% sentem que estão “passando um tempo” com seus apresentadores favoritos, e 56% preferem a curadoria de conteúdo do rádio em vez das plataformas digitais.
No relatório da Edison Research fica patente a força duradoura do rádio. Pela primeira vez desde 2021, o rádio aumentou sua participação na audiência de áudio com anúncios, com crescimento tanto na transmissão tradicional quanto nas plataformas digitais.
Quando se combina a transmissão tradicional e o streaming, o rádio AM/FM agora detém quase 70% da participação diária na audiência de áudio com anúncios, em qualquer ambiente – no trabalho, em casa e, especialmente, no carro, onde tem praticamente o monopólio da audiência.
O rádio responde por quase 90% da audiência do áudio no carro, uma participação que se manteve estável ao longo dos anos. Além disso, mais da metade da audiência de áudio em casa é dedicada ao rádio, três vezes mais que os streaming de música como Spotify. No trabalho, quase dois terços da audiência.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
