ANTT discute concessão da Fiol e Fico

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, nesta quarta, audiência pública em Salvador para discutir a concessão das ferrovias de Integração Leste-Oeste (FIOL) e de Integração Centro-Oeste (FICO). Durante o encontro foram abordados aspectos como engenharia, modelagem financeira, operação e meio ambiente.

Combinadas com outros projetos ferroviários, a FIOL e a FICO ajudarão a integrar os sistemas ferroviários ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. A iniciativa busca ampliar a interconectividade do transporte de cargas, criando uma alternativa logística para o escoamento da produção do interior.

A concessão das ferrovias pode reduzir a dependência das rodovias, que hoje respondem por 65% da matriz de transportes do Brasil. Durante a sessão, foram apresentados detalhes da concessão, que contempla investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos.

Apenas a construção da FIOL 3 exigirá um investimento de cerca de R$ 12,3 bilhões, com previsão de geração de 93 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das obras. Na fase de operação, estima-se que até 56 mil postos de trabalho sejam criados.

O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, destacou o trabalho técnico realizado para viabilizar o projeto. “Após dois anos de estudos, redesenhamos o traçado para atrair o interesse do setor privado. Do ponto de vista regulatório, o projeto está muito bem estruturado”, afirmou.

“A audiência pública é a etapa em que podemos escutar as contribuições para aperfeiçoar o que for necessário,” acrescentou. A próxima audiência para debater o projeto de concessão será realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, nesta sexta-feira, a partir das 9h, na Rua Antônio Dorileo

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sao pedro