SP adota padrão mundial em estradas

A Secretaria de Parcerias em Investimentos de São Paulo prevê o lançamento do edital para concessão à iniciativa privada de 282,3 km do projeto Lote Paranapanema para abril deste ano. A iniciativa pretende adotar a metodologia iRAP (International Road Assessment Programme) e implementar intervenções estratégicas.

Entre elas estão previstas sinalização, ciclofaixas e dispositivos de segurança viária. A metodologia, utilizada em diversos países, classifica a segurança das estradas com base em indicadores internacionais e, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, propõe medidas preventivas e investimentos para reduzir acidentes.

Aplicada mundialmente em diversos países, a metodologia comporta quatro protocolos de tratamento de segurança em rodovias: mapeamento de risco, acompanhamento de desempenho, classificação por estrelas e plano de investimentos para estradas mais seguras.

Além das melhorias na sinalização e iluminação, o projeto prevê a instalação de dispositivos de segurança (barreiras e defensas) e sonorizadores, especialmente em áreas de maior tráfego, para reforçar a segurança viária.

O contrato de concessão terá duração de 30 anos, com um investimento estimado de R$ 4,7 bilhões, beneficiando diretamente 13 municípios: Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.

Por meio de parceria público-privada (PPP), o projeto prevê ampliação, operação e manutenção do trecho que liga Itapetininga a Ourinhos, com faixas adicionais, acostamentos, dispositivos e passarelas. Com leilão previsto para o primeiro semestre, ele está no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo.

O projeto contempla trechos rodoviários da Raposo Tavares (SP-270), Rodovia Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189), Rodovia Mello Peixoto (SP-278), Acesso Ivens Vieira (SPA-204/270) e Rodovia Engenheiro Edson Martins de Lara (SPA 245/270).

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sao pedro