SP vai ampliar os terminais das balsas
O projeto de concessão da operação, manutenção e investimentos do sistema de travessias hídricas do Estado de São Paulo prevê melhorias dos terminais de passageiros para garantir comodidade. Serão construídos novos terminais em travessias que atualmente não possuem, além de reforma e ampliação dos existentes.
Essas infraestruturas terão exigências de qualidade mínima de conforto, como explica o presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti. “Todos os terminais terão um ambiente climatizado, banheiros acessíveis, serviço de atendimento e informações, além de área para alimentação.
Será um lugar confortável para proporcionar tranquilidade ao usuário. Com a proposta, queremos melhorar a experiência do usuário nas 14 travessias. Trabalharemos nesses três pilares: troca de embarcações, ampliação/reformas dos terminais e melhoria da oferta de viagens”, pontua.
A concessão inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, sendo oito litorâneas (operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista), três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e três no Reservatório de Paraibuna.
As 14 linhas a serem concedidas incluem São Sebastião-Ilhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia, Bororé-Grajaú, Taquacetuba-Bororé, João Basso-Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.
Atualmente, o sistema atende 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. O projeto prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão em novos terminais de passageiros, aquisição de novas embarcações, novos flutuantes e ampliação de flutuantes existentes.
As audiências públicas para a concessão do sistema aconteceram em 9 de dezembro, em Santos; 11 de dezembro, em São Sebastião; e 12 de dezembro, de forma virtual. A publicação do edital está prevista para o primeiro semestre de 2025 e o leilão e assinatura de contrato no segundo semestre de 2025.
Será um contrato único que abarcará todas as travessias do estado. A modalidade contratual de concessão patrocinada (PPP) terá duração de 20 anos.
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