SP lança plano para combater dengue
O Governo de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira, o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas, com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, chikungunya e Zika. Ele tem uma nova metodologia para acompanhamento dos casos e de resposta no atendimento aos pacientes.
O plano foi apresentado pela Secretaria de Saúde e detalhado pela Vigilância Epidemiológica, que apontou a prevalência do sorotipo 3 circulando desde o fim do ano passado, identificado pelas 71 unidades sentinelas que monitoram a circulação do vírus da dengue, do tipo 1 ao 4, em todo o território paulista.
Com representantes da Defesa Civil, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), o secretário Eleuses Paiva destacou que, desde o ano passado, o governo estadual mantém ações contínuas para apoiar os municípios no combate às arboviroses.
“Estamos pautando iniciativas efetivas e continuaremos esse diálogo em todo o território paulista, reforçando o papel da vigilância e controle, além de ampliar a rede assistencial. Nosso objetivo é reduzir a incidência e mortes causadas pelas doenças e coordenar a resposta estadual de forma integrada", afirmou.
Segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang, o plano considera cenários de mobilização e alerta regional, conforme o número de casos suspeitos e confirmados em períodos de quatro semanas consecutivas. “A classificação dos cenários considera a média histórica de casos dos últimos 10 anos".
"Temos um painel em tempo real mostrando todos os números, gerando mapas por semanas epidemiológicas e tudo isso dá mais transparência de como o Governo do Estado tem lidado com o combate às arboviroses”, explica. O plano pode ser acessado pelo site dengue.saude.sp.gov.br.
“São novos cenários, inclusive, com novas metodologias de avaliação, trabalhando com os grupos de vigilância epidemiológica e os departamentos regionais de saúde”, esclareceu Regiane de Paula, coordenadora em Saúde, da Coordenadoria de Controle de Doenças.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
