PL joga areia na festa de Valderico Jr
O governo nem assumiu ainda e já existe uma fratura na base de sustentação. Uma nota do PL, assinada pelo presidente do partido em Ilhéus, expõe um possível rompimento, que teria consequências não só políticas como econômicas para a asministração do prefeito eleito Valderico Jr.
A diz que "é com profunda indignação que comunico a todos que Valderico Júnior, em uma demonstração de total desrespeito e falta de compromisso, anunciou hoje a entrega da Secretaria de Agricultura e Pesca". O PL diz que a pasta "havia sido apalavrada, junto com a de Meio Ambiente", para o partido.
Nos bastidores, ainda sem uma nota oficial, o grupo de Valderico nega que tenha havido negociação, "apenas um pedido informal do PL", que agora afirma que foi decidida "sem qualquer consulta ou aviso prévio, a Milton Andrade, alguém que sequer representa uma sigla partidária".
"Para nosso espanto, tomamos conhecimento dessa decisão pela imprensa. Valderico não teve a ombridade nem a consideração de nos comunicar previamente, tampouco apresentou uma justificativa plausível para tal ato. Essa postura evidencia uma flagrante falta de respeito e consideração para com o nosso partido", diz.
"Valderico já havia indicado dificuldades em cumprir a palavra sobre a Secretaria de Meio Ambiente, restando ao PL apenas a Secretaria de Agricultura e Pesca como garantia mínima de nossa participação. Agora, até mesmo essa promessa foi desfeita, deixando claro que o acordo foi deliberadamente ignorado".
O PL, que desistiu de sua candidatura para apoiar Valderico Jr na reta final de campanha, tem quatro deputados estaduais eleitos: Vitor Azevedo, Raimundinho da JR, Leandro de Jesus e Diego Castro. Tem ainda os federais Capitão Alden, João Carlos Bacelar e Roberta Roma. Todos poderiam trazer dinheiro para Ilhéus.
Um deles, Capitão Alden, já revelou a políticos aliados que está insatisfeito com a falta de uma secretaria do forte do partido no futuro governo de Valderico Jr. Ele, e o resto da bancada do PL, tinham planejado trazer pelo menos R$ 20 milhões em emendas para Ilhéus, que não terá muita ajuda do governo Jerônimo (PT).
Segundo o blog Agravo, existe uma tentativa de botar panos quentes na questão oferecendo uma secretaria menor ao PL, que dificilmente será aceita. "A questão já chegou até a mesa de ACM Neto. Resta aguardar como o prefeito Valderico resolverá esse impasse", diz o jornalista Jamesson Araújo.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
