Ilhéus passa o Natal com lixo na rua

Nestes últimos dias de 2024, quem anda pelas ruas de Ilhéus vê montes de lixo acumulados pela cidade. É assim nas avenidas Dois de Julho, Soares Lopes e Lomanto Júnior. A situação piora nos bairros. Segundo a versão oficial, caminhões coletores da FG Soluções Ambientais apresentaram defeito.

A empresa, que presta serviço ao município, teria sido obrigada a operar com frota reduzida. Porém, as queixas não são recentes e começaram logo depois do resultado das eleições. O problema já teria sido resolvido, segundo Marão, mas a paisagem das ruas não mudou.

O cenário atual lembra os estertores do segundo mandato do ex-prefeito Newton Lima, que foi eleito pelo PSB em 2008 e terminou o governo filiado ao PT. Com memória seletiva, os petistas costumam dizer que nunca governaram Ilhéus, deletando dos arquivos oficiais os 14 meses em que tiveram Newton Lima filiado ao PT.

Os mais novos não se lembram, mas o vice de Newton era ninguém menos do que o atual prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão, do PSD. Em 2012, o desgaste de Newton Lima abriu caminho para o quarto mandato do ex-prefeito Jabes Ribeiro, do Progressistas.

O mesmo Jabes que, nos bastidores, vai exercer influência no próximo governo da cidade, liderado pelo prefeito diplomado Valderico Junior, do União Brasil. Ele é filho do sucessor de Jabes em 2004, o ex-prefeito Valderico Reis, que tinha Newton Lima como vice e acabou cassado por não mandar o duodécimo para os vereadores.

18:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro