Bahia registra 12 mil mortes por câncer

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado registrou 12.132 óbitos por câncer em 2024. Entre os médicos é patente o aumento substancial dos cânceres desde 2022, quando a maior parte da população atingiu a vacinação completa contra a Covid. A falta de dados impossibilita saber o grau deste aumento.

Entre 2008 e 2018, foram contabilizados 115.034 óbitos por neoplasias na Bahia, o que dá uma média de 11.503 por ano. Além disso, segundo a própria Sesab reconhece, a ausência de obrigatoriedade de notificação da doença dificulta o acesso a informações precisas sobre os diagnósticos na rede pública.

Não se sabe quantas pessoas morreram de todos os tipos de câncer na Bahia, mas os de mama registraram crescimento. Em 2022, foram contabilizados 3.357 novos casos de câncer de mama no estado, mas em 2023 esse número cresceu para 4.320 novos casos. Isso, só na área pública. A particular não registra.

O estado faz acompanhamento oncológico em 23 unidades especializadas, incluindo Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons), Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e hospitais. Entre eles, destaca-se o Hospital Aristides Maltez (HAM), referência em Salvador.

De acordo com Humberto Luciano, superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer, instituição que administra o Aristides Maltez, a unidade atende cerca de 70% da demanda oncológica. No entanto, ele ressalta que ainda há necessidade de investimentos para melhorar a cobertura e a qualidade do atendimento.

17:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro