Viaduto de Itabuna já tem vencedor
A Coesa Construções e Montagens venceu a concorrência pública para a construção de um viaduto na intersecção das avenidas Aziz Maron e Princesa Isabel, em Itabuna. A Prefeitura divulgou a informação nesta segunda-feira. O prazo para término é de 13 meses e serão investidos R$ 14.821.810.
A verba é provenientes do crédito externo conseguido junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com a garantia da União, até o valor de 37,5 milhões de dólares.
O viaduto terá superestrutura constituída por um vão com 35 metros de comprimento e 10,2 metros de largura, com quatro vigas pré-moldadas em concreto protendido. A altura será variável de 1,7 metro a 2,32 metros nas extremidades dos vãos para atravessar a rotatória e as vias do entorno da Avenida Princesa Isabel.
A construção do viaduto e da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, que também teve concluída a concorrência pública de R$ 36,4 milhões, ganha pela RCI Construção, fazem parte do Programa de Integração Urbana Itabuna 2030, destinado a promover a recuperação urbana e ambiental.
As ordens de serviços serão emitidas pela Prefeitura nos próximos dias. Ao anunciar a abertura das licitações em abril, o prefeito Augusto Castro lembrou que o município apresenta problemas de infraestrutura urbana, pela baixa cobertura de pavimentação, redes pluviais e de saneamento básico e descontinuidade das vias.
As principais vias do sistema viário urbano de Itabuna são descontínuas em seu trajeto e atualmente, sobre o Rio Cachoeira, há cinco travessias, sendo três pontes para automóveis e pedestres e duas passarelas, concentradas em apenas dois quilômetros da extensão da cidade.
Somado a isso, a quantidade de veículos em Itabuna aumentou mais de 53% nos últimos 14 anos. Em 2010, eram 49.610 veículos rodando, enquanto em setembro 92.803 veículos estavam registrados, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN, órgão do Ministério dos Transportes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
