GAP retira baronesas do Cachoeira
Há uma semana o Grupo de Amigos da Praia (GAP) está realizando ações diárias no Rio Cachoeira para conter a proliferação de baronesas e evitar que avancem para o litoral de Ilhéus. Utilizando ecobarreiras, o GAP já retirou mais de 6 toneladas de plantas. Elas se multiplicam rapidamente em ambientes poluídos.
Em 2022, o GAP e o Preserva Ilhéus entraram com uma Ação Civil Pública pedindo que Itabuna "assuma sua responsabilidade no manejo adequado" das baronesas que ficam presas nas pontes. O problema não é local, já que as baronesas descem o rio passando por várias cidades, até desaguar em Ilhéus.
"A gente sabe que as macrófitas não são um problema em si, mas quando estão em um ambiente com muita matéria orgânica elas se proliferam desenfreadamente, chegando até as praias e causando muitos danos ambientais," comenta Poliana Vargens, presidente do GAP.
O fundador do GAP, Vinícius Alcântara, enfatiza a necessidade de uma ação política. "A curto prazo, existem maquinários adequados e já testados em outras regiões para cuidar desse problema. Depende de interesse político para contratar empresas, comprar esse maquinário. A médio e longo prazo é tratar o esgoto".
O GAP espera que a ação "gere visibilidade para o problema e impulsione discussões sobre soluções definitivas, promovendo tanto a proteção dos ecossistemas locais quanto à preservação do setor turístico e econômico de Ilhéus, que são prejudicados com a chegada das macrófitas na cidade".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
