Barcelona disputará mais um torneio
O Barcelona de Ilhéus vai disputar mais uma competição em 2025, a Copa Governador. "Definmos essa competicao no arbitral de quinta passada, dia 14", revela o CEO Weliton Nascimento, que reforçou o time para a nova temporada com uma equipe de alto nível, que está agora montando o plantel.
"O campeão dessa copa vai ter uma vaga na Copa do Brasil, uma grande novidade. Votamos por alteracoes e essa foi uma grande vitoria nossa," afirmou Weliton ao jornal A Região. Além deste torneio, o Barcelona também vai disputar o Baiano Série A, a Copa do Brasil, a Copa Nordeste e o Brasileiro Série D.
Colo Colo e Barcelona já sabem quando entram em campo pelo Baiano. As duas equipes de Ilhéus estreiam jogando na casa dos adversários. O Tigre enfrenta o Atlético na primeira semana de janeiro. Já o Barcelona vai estrear contra o Vitória, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador.
A Federação Bahiana de Futebol ainda não divulgou a tabela detalhada, com dias, horários e locais das partidas. Na segunda rodada, o Barcelona recebe o Jequié, na terceira ou quarta semana de janeiro. Também em casa, o Colo Colo enfrentará o Porto. As duas devem mandar seus jogos no Estádio Mário Pessoa.
A Série A do Baiano terá 10 equipes: Colo Colo e Porto, que subiram da Série B, Barcelona, Bahia, Vitória, Atlético, Jequié, Jacobina, Jacuipense e Juazeirense. Já a Copa Governador, novidade em 2025, acontece no primeiro semestre, cerca de 20 dias após da primeira fase do Baianão.
Ela precisa ter pelo menos quatro clubes da Série A confirmados, o que não deve ser difícil, já que é uma oportunidade de ter mais tempo de disputas, prêmios e a vaga da Copa do Brasil. Só Bahia e Vitória não precisam de mais tempo de jogo e podem se dar ao luxo de ficar ausente.
O Campeonato Baiano vai seguir o formato dos últimos anos. Os dez clubes jogam em pontos corridos e partidas únicas. Os quatro melhores avançam para as semifinais, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série B de 2026. Mas todos os que não forem às semifinais podem disputar a Copa Governador.
Nas semifinais, o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro, em jogos de ida e volta. Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, ida e volta. Campeão e vice garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª será do Campeão da Copa Governador.
O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda será do clube mais bem posicionado do Estado no ranking Nacional de Clubes da CBF e a terceira, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes das primeiras duas vagas.
Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, casos de Bahia e Vitória. O Campeonato Baiano será disputado de 11 de janeiro a 23 ou 26 de março.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
