Estádio do Ibirapuera será reformado
O Governo de São Paulo anunciou na quinta-feira (26) a abertura de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela reforma, restauro e modernização do Estádio Ícaro de Castro Melo, localizado no Complexo do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista. O investimento é de R$ 88,7 milhões.
“A Secretaria de Esportes está empenhando todos os seus esforços para recuperação desse que é um dos templos do atletismo brasileiro. Com essa reforma será possível que São Paulo volte a receber as principais competições nacionais e internacionais”, disse a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.
Os projetos foram norteados por três conceitos: a preservação integral das características e elementos tombados; atendimento às demandas do atletismo moderno e exigências de certificação Classe 1 da World Athletics; e o atendimento integral às normas legais de acessibilidade, proteção a incêndio e Código Sanitário.
O objetivo é fazer a modernização de diversos setores, incluindo a pista de atletismo, banheiros, arquibancadas e canteiros, garantindo maior conforto e funcionalidade para atletas e público. A reforma tem como objetivo devolver o local à comunidade esportiva e transformá-lo em um centro de treinamento de excelência.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, avalia que a união de especialistas em diferentes áreas permitiu a elaboração de um projeto qualificado. “Estamos juntando a expertise das equipes de projetos e obras da CDHU com a experiência esportiva da Secretaria de Esportes".
"Estamos ouvindo especialistas para devolver um patrimônio histórico à nossa comunidade esportiva”, afirma o secretário, ressaltando que um intercâmbio internacional na Itália realizado em maio ajudou a qualificar o trabalho de restauro do estádio.
“Na nossa imersão em Firenze [Florença], tivemos contato com técnicas de restauro de bens tombados, inclusive esportivos, e essa experiência internacional está enriquecendo o projeto que agora parte para a fase de contratação, como a compatibilização de elementos modernos com características históricas.”
A intervenção prevê a adaptação para garantir acessibilidade no estádio, o que inclui uma plataforma metálica para acomodar pessoas com deficiência. Também está prevista a instalação de dois telões, novos guarda-corpos para segurança do público, mais de 11 mil assentos e módulos sanitários com acessibilidade.
Na pista, será construída uma 9ª raia, conforme orientações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA). Também haverá uma pista de aquecimento para os atletas. Vestiários e estruturas de apoio aos atletas serão reformados e modernizados.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
