Escola de São Paulo é finalista mundial

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa é a única representante brasileira na disputa pelo prêmio World’s Best Schools e figura entre as três finalistas globais na categoria “Colaboração Comunitária”. A instituição, da zona norte de São Paulo, oferece ensino integral para 300 alunos do 1º ao 5º ano do fundamental.

A conquista se deu graças às suas iniciativas, como o Clube de Xadrez e as aulas de atletismo, que envolvem estudantes, familiares, educadores e a comunidade local. Para implementar essas iniciativas, a escola contou com o apoio da ONG Parceiros da Educação.

Este suporte inclui capacitação em gestão escolar, formação para os professores, suporte com materiais didáticos e melhoria na infraestrutura escolar. O modelo de atuação da Parceiros da Educação em 61 escolas estaduais se baseia em gestão, pedagogia, infraestrutura, envolvimento da família e comunidade.

“O foco do nosso apoio é sempre a aprendizagem dos alunos. Para isso, proporcionamos suporte pedagógico e administrativo para envolver toda a comunidade escolar na transformação da instituição. O projeto demonstra que o engajamento da comunidade escolar resulta em uma aprendizagem melhor".

"Alunos mais envolvidos aprendem mais e criam um ciclo virtuoso de crescimento”, afirma Rafael Machiaverni, diretor geral da Parceiros da Educação, que há 20 anos apoia o ensino público em São Paulo.

“Estar entre as escolas finalistas em um prêmio internacional tão renomado mostra que o investimento que realizamos gera resultados e que possa servir de exemplo para que outras empresas também realizem investimentos dessa natureza”, afirma Grasiela Caldeira, coordenadora de responsabilidade do SYN.

Para Renato Feder, secretário da Educação, o aluno precisa ser provocado para o aprendizado. “Nosso entendimento é que a cada iniciativa nova apresentada, que fuja do formato tradicional, o aluno responde sempre de forma muito enriquecedora, eles aprendem a construir o saber trabalhando em equipe".

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa tem registrado avanços notáveis em indicadores educacionais, como o Saeb (de 222,2 em 2021 para 246,4 em 2023), o Saresp (de 213,65 em 2022 para 228,65 em 2023) e o IDESP (de 5,23 em 2022 para 6,18 em 2023).

A Parceiros da Educação está presente em mais de 700 escolas públicas, impactando diretamente mais de 400 mil alunos. A ONG tem como objetivo transformar a educação pública no Estado de São Paulo na melhor da América Latina até 2040, contribuindo para um aumento médio de mais de 40% nos índices.

Para celebrar a conquista, a escola abriu suas portas com a secretaria, a Parceiros da Educação, a UBS do bairro e comerciantes locais. O evento oferecerá uma variedade de serviços gratuitos, incluindo exames oftalmológicos, atendimentos de saúde com dentistas, aferição de pressão, testes rápidos e de diabetes.

Ainda haverá uma palestra sobre pediculose e tratamento, e serviços de cabeleireiro. Além disso, a comunidade foi convidada a participar de apresentações dos alunos, desfrutar de pipoca e algodão doce, assistir ao show da escola de samba local e participar de atividades como o xadrez gigante.

17:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro