Orla da Beira-Rio vai atrasar de novo

A construção da orla do Rio Cachoeira entre a Câmara de Itabuna e a futura rodovia BA-649 vai atrasar bastante, o que talvez seja proposital. Ela foi prometida na campanha eleitoral de 2020, para iniciar no ano seguinte. Nada aconteceu e foi prometida de novo na campanha de 2022. Novamente, nada foi feito.

Somente neste ano, também eleitoral, o Governo do Estado abriu a licitação, que se arrastou até março. A empresa vencedora tinha sido inabilitada e até a Procuradoria Geral do Estado recomendava a inabilitação, porém, o Governo ignorou e o secretário Sérgio Brito contratou a Buloke Construção e Serviços.

O contrato se refere à pavimentação da margem direita do Rio Cachoeira até o acesso à rodovia, numa extensão de 5,11 km. O prazo de vigência do contrato, a contar da data da assinatura, é de 420 dias. Ou seja, quando começar, ela só será concluída, com sorte, em 2025, a um custo de R$ 18,5 milhões.

Mas o início pode demorar. O consórcio SVC Paviservice entrou com recurso junto à comissão de licitação, apontando várias irregularidades na documentação da Buloke. Entre elas atestado em nome de outra empresa, a não comprovação de capacidade técnica e a falta da relação obrigatória de equipamentos.

O consórcio lembra que a Procuradoria Geral do Estado optou por não recomendar a habilitação da Buloke, justamente por falta de comprovação de capacidade técnica, e documentnos sem chancela e registro no Crea-BA, pendẽncia que não pode, legalmente, ser resolvido a posteriori. A comissão ainda não julgou o recurso. [ Foto de Duda Lessa ]

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sao pedro