Tarcísio cita Oswaldo Aranha em Israel

Na visita que fazem a convite de Israel, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas e de Goiás, Ronaldo Caiado, fizeram questão de contornar a crise diplomática gerada por comentários antisionistas do mandatário Lula da Silva (PT), que comparou os judeus aos nazistas que tentaram exterminá-los.

Eles participaram de um evento em Ra’anana, nos arredores de Tel-Aviv. Tarcísio disse que “se alguém pretende ter uma posição de destaque deve se inspirar no exemplo de Osvaldo Aranha, não se aliar a terroristas. Se Israel não estivesse aqui, a civilização ocidental iria acabar".

"A harmonia mundial depende do Estado de Israel. Israel vai impedir o avanço do terrorismo. Nós nunca tivemos dúvida de qual era o lado certo da história,” completou Tarcísio. Ele também criticou Lula. “A posição do povo brasileiro nada tem a ver com a de seu presidente".

Ronaldo Caiado pediu desculpas em nome do povo brasileiro às falas de Lula. “A fala do presidente Lula não condiz com o pensamento do Brasil. Peço desculpas aos judeus. Um homem que não conhece a história fez um depoimento que agride a todos vocês”, afirmou;

O ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse que ficou feliz em encontrar “dois grandes amigos do Estado de Israel. Eles representam dezenas de milhões de brasileiros e vieram apoiar Israel”, declarou. "As declarações antissemitas do presidente Lula da Silva não vão separar as nações".

No dia 15 passado, Tarcísio já tinha adotado oficialmente, no estado de São Paulo, a definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto), durante encontro com representantes da comunidade judaica no Palácio dos Bandeirantes.

23:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro