Salvador usa chaveiro contra a dengue

A Prefeitura de Salvador intensificou as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika, atacando os locais fechados que podem ter criadoutos. Para isso, a Zoonozes conta com uma equipe de chaveiros que já abriu 12 imóveis fechados da capital baiana.

Eles estão na Praia do Flamengo, Caminho das Árvores, Canela e Vitória. A atividade acontece após os agentes de endemias tentarem, por três vezes, localizar os donos dos imóveis para abertura voluntária e posterior inspeção do local para eliminar possíveis focos e criadouros do mosquito.

Desses imóveis, seis necessitaram da ação do chaveiro para a inspeção, salvaguardados pela lei federal 3.169/2023; enquanto outros seis foram abertos voluntariamente pelos proprietários. Na manhã desta quarta, por exemplo, as atividades ocorreram no Corredor da Vitória e no Canela.

Elas foram acompanhadas pela secretária de Saúde Ana Paula Matos, que explica como acontece a ação. “É uma operação de abertura forçada do imóvel, quando não são atendidas as três tentativas de contato com os proprietários. São imóveis que representem riscos de foco de dengue e à população".

"Neste do Corredor da Vitória, por exemplo, por ser um imóvel fechado desde 2015, acionamos a Defesa Civil e Sedur para uma primeira avaliação de segurança, permitindo a entrada dos agentes de campo. Após a abertura, a Guarda Civil entra primeiro para vistoria da área e depois os agentes de endemias".

"Eles fazem a remoção mecânica de possíveis focos, aplicação de larvicida e inseticida. Finalizada toda a atividade, o imóvel é devidamente lacrado novamente”, detalha Ana Paula. Ela reitera que o melhor caminho é sempre o da prevenção, com mobilização e sensibilização voluntária de cada cidadão.

“Durante a ação de hoje fomos avisados por uma moradora da região sobre um outro imóvel fechado nas imediações. Vamos avaliar a situação e planejar ações. Mas, é preciso também que cada cidadão se conscientize sobre a importância de cuidar do seu imóvel, do seu quintal".

17:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro