Mutirões mantém a dengue sob controle

Moradores do Bairro Antique se uniram à Prefeitura de Itabuna em mais um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Esta modalidade de ação já foi realizada em outras nove localidades.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com suporte do Departamento de Limpeza Pública e da Biosanear, além da ajuda de líderes comunitários e igrejas mobilizando a comunidade. A coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, diz que o resultado no Antique foi muito positivo.

O mutirão inclui limpeza de áreas públicas, eliminação de pontos de água parada, ações educativas e o "bota-fora", com o recolhimento de vasilhames, móveis usados e outros bens inservíveis, inclusive eletrônicos, que muitas vezes ficam acumulados em quintais e servem de criadouros do mosquito.

“Também fazemos visitas domiciliares para realizar trabalho educativo, tratamento perifocal, entre outras ações”, diz Lucimar. "“Essas visitas têm o objetivo de viabilizar o acesso a imóveis que estão fechados, por meio de contato com vizinhos. São iniciativas que têm nos ajudado muito”, conta.

Ela reforça que “qualquer necessidade de intervenção, basta entrar em contato pelo Disk- Dengue (73) 3612-8324 ou pelo WhatsApp (73) 9 8123-8664”. O mutirão já foi feito nos bairros São Caetano, Santa Inês, Monte Cristo, Sarinha Alcântara, Banco Raso, Conceição, Mangabinha, Manoel Leão e São Pedro.

Outra ação que tem gerado resultados satisfatórios é a coleta de pneus usados, como aconteceu nesta semana nos bairros Nova Itabuna, Antique e São Roque. “Já foram recolhidos cerca de 900 pneus. Se um desses for jogado em terreno baldio pode se tornar criadouro do Aedes", explica Lucimar.

17:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro