Câmara de Itabuna renasce inovando

Um prédio redondo, imponente, mas suavizado por uma área com grama, banquinhos, praças, duas fontes luminosas e o letreiro com a expressão “Eu amo Itabuna”. É assim que foi reinaugurada, na quinta-feira, a Câmara de Vereadores e, ao mesmo tempo, o novo Centro Cultural Professor Josué Brandão.

Logo na entrada, um busto reverencia o professor e ex-vereador, cuja postura é apontada como exemplo. A inauguração dos dois equipamentos foi iniciada e encerrada com arte. O prédio pertence à Ficc e há anos é cedido para o funcionamento do Legislativo, que fez a reforma.

O presidente da Casa, Erasmo Ávila, em entrevista ao Conexão Morena, da Morena FM, já tinha destacado a importância de devolver condições adequadas para o uso dos agentes culturais, com aulas e eventos. "É uma contrapartida, um reconhecimento do que a cultura fez pela Câmara", disse.

A reforma, custeada com recursos próprios, transformou o saguão da Câmara num anfiteatro, recuperou a biblioteca, "que foi toda destruída pelas chuvas", e criou uma galeria de arte aberta para os artistas da cidade. “Nossa luta é colocar nossa cidade pujante", disse Erasmo.

Para o prefeito Augusto Castro, a Câmara investir na parte cultural faz o Legislativo "crescer no conceito da sociedade; essa requalificação traz para a cidade uma inovação”. Ao todo, foram investidos R$ 3.918.871 na requalificação da Câmara. "O próximo passo é a reforma nos gabinetes," conta o presidente.

O anfiteatro, com galeria de arte e espaço de convivência para 400 pessoas na parte inferior, é um lugar para exposições, lançamentos e manifestações. Uma nova rampa foi construída para facilitar a entrada de cadeirantes; a iluminação é em LED e o paisagismo mudou o cenário da Câmara.

23:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro