TJ mantém condenação de Lukas Paiva

O Tribunal de Justiça da Bahia negou recurso do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Lukas Paiva, contra a sentença que o condenou por tentativa de atrapalhar investigação de crime de organização criminosa, proferida em março de 2023 pela juíza Emanuele Vita Armede Leite, da 1ª Vara Criminal.

O Jornal das Sete, da Morena FM, teve acesso à decisão colegiada de segunda instância, que torna o ex-vereador inelegível por oito anos. De acordo com a sentença, referendada pela 2ª Turma do TJ-BA, Lukas e aliados teriam falsificado documentos, ameaçado testemunhas e desencorajado outro réu a fazer delação.

Tudo visando atrapalhar as investigações da Operação Xavier. Lukas Paiva exerceu dois mandatos de vereador e presidiu a Câmara de 2017 a 2018. No ano seguinte, o Ministério Público da Bahia deu início à operação e acusou o político de liderar suposto esquema de desvio de dinheiro do Legislativo.

Quando a Justiça determinou sua prisão preventiva, no início de 2020, ele ficou foragido por 75 dias e se entregou em março, ficando na cadeia por 270 dias. Além desta em segunda instância, ele acumula três condenações em primeiro grau somando 16 anos de reclusão, mas Lukas responde em liberdade.

Segundo o MP, Lukas contou com um amigo advogado, Taciano Aragão Leite, para desencorajar a delação de um dos réus, ameaçar uma testemunha e oferecer vantagens ilegais a outros investigados. O relator do caso na 2ª Turma da Primeira Câmara Criminal do TJ-BA foi do desembargador Pedro Augusto Guerra.

19:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro