BA recebe vacina de dengue só para 0,5%

A Bahia recebeu, nesta sexta-feira, a primeira remessa da vacina contra a dengue. Aprovada pela Anvisa há mais de um ano, só agora o governo federal resolveu comprar e distribuir, depois de 280 mil casos de dengue no ano passado, com recorde de 1.079 pessoas mortas pela doença.

Nesse primeiro momento, são 70.368 mil doses que serão concentradas em Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. A quantida não atinge nem 0,5% da população baiana.

A previsão é de que a Bahia receba mais 49.740 doses na segunda-feira (12). Dessas, 32.290 doses serão para os municípios da região de Feira de Santana (619 mil habitantes) e 17.450 para os municípios da região de Camaçari (304 mil). Novamente, essa quantidade não é suficiente nem para 2% das cidades.

Como comparação, a primeira remessa da vacina da Covid, em 2021, foi de 376.000 doses para a Bahia. A pouca quantidade prevê que não será cumprida a promessa de enviar um lote de vacinas para Itabuna, como chegoua ser anunciado pela Prefeitura e pelo governo do estado.

Mesmo insuficiente, a secretária de Saúde, Roberta Santana, comemorou e ressaltou a necessidade de um trabalho com a sociedade. "É preciso destacar que a vacina da dengue não é solução imediata. Nós temos que trabalhar na prevenção lembrando que mais de 80% dos focos de dengue estão nas residências".

Inicialmente, o público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Bahia está com 13 municípios em epidemia de dengue, conforme aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan). Outros oito estão em alerta ou sob risco, como informou o Jornal das Sete, da Morena FM.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro