Rondônia tem melhor cacau do país

O V Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade premiou as seis melhores amêndoas do país após três etapas de análises físico-químicas e sensoriais, além de avaliação de critérios de sustentabilidade. O evento aconteceu em Ilhéus, no sul da Bahia.

O público conheceu os vencedores nas categorias Varietal (uma única variedade genética) e Mistura (blend de variedades). O destaque ficou por conta de Rondônia, que conquistou as duas categorias. Pelo segundo ano seguidoi, Deoclides Pires da Silva, de Jaru, ficou em primeiro lugar na categoria Varietal, com o CCN51.

“Aprendi a lição de valorizar tudo o que temos. Ano passado eu não iria participar. Tinha um produto bom na mão e não sabia. Então deixo a mensagem para os produtores acreditarem no trabalho deles”, indica Deoclides, que já criou até sua marca própria de chocolates tree to bar (da árvore à barra).

Na categoria Mistura, a primeira posição foi para Robson Calandrelli, produtor de Nova União, a 370 km da capital Porto Velho. “Estamos resgatando a cultura do cacau no nosso estado”, aponta Robson, advertindo ainda que “Rondônia está vindo forte não só na quantidade, mas também na qualidade”.

Os demais prêmios ficaram para o Pará, que ganhou três colocações (2ª e 3ª posições na categoria Mistura e 2ª na Varietal); e para a Bahia, que conquistou o terceiro lugar na Varietal com a variedade VB1151 da produtora Marina Oliveira Paraíso Martins (foto), de uma propriedade em Ilhéus.

Neste ano três cacauicultores brasileiros figuram entre as 50 melhores amêndoas de cacau do mundo. Os vencedores da edição nacional de 2022 foram automaticamente classificados para disputar o título de melhor cacau do mundo no Cacao of Excellence Awards, a mais prestigiada competição global de cacau.

Representando o Brasil, Luciano Ramos de Lima, de Ilhéus, Miriam Aparecida Federrici Vieira e Robson Brogni, de Medicilândia-PA, concorrem agora ao prêmio máximo. Os vencedores do certame internacional serão conhecidos em Amsterdã, em fevereiro, no Chocoa 2024, na capital holandesa.

23:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro