Morena FM festeja 36 anos de ousadia

Sim, ousadia, porque desde que foi inaugurada a emissora quebrou tabus, mudou paradigmas, introduziu inovações e mudou, acima de tudo, a imagem do rádio do interior baiano, de "parado no tempo". No dia da abertura, 6 de dezembro de 1987, ela chocou o público tocando tudo o que nunca foi tocado em Itabuna.

Sua filosofia sempre foi de nunca ofender a capacidade dos ouvintes. "Muitas emissoras só tocam os gêneros de música mais simplórios por achar que seus ouvintes não têm capacidade de entender e gostar de outros tipos de música masi sofisticados", explica Marcel Leal, criador do projeto e CEO da Morena FM.

“Nós achamos exatamente o oposto e já provamos isso com um programa de música clássica erudita, o Allegro, tinha fã-clube em bairro carente. Hoje ele está online, às 19h de quinta”. Mas a inovação não ficou em abrir espaço para generos como blues, rock, jazz, pop latino, dance, reggae. Ela quebrou outros tabus.

Um deles foi o de que não existia audiência na madrugada e, por isso, até rádios de capital encerravam e saíam do ar à meia-noite. Transmitindo 24h por dia, ao vivo, desde o primeiro dia, a Morena FM provou que existe uma enorme quantidade de ouvintes na madrugada e hoje todas as rádios funcionam 24h.

Logo pela manhã, os ouvintes ligaram para dar os parabéns durante o programa Conexão Morena, que começa às 6h. Michel, do Sebrae, lembrou a importância da parceria da 98 com os pequenos negócios. O prefeito Augusto Castro afirmou que a rádio é uma "presença importante na cidade, na música e na cultura".

A cantora Anacy Arcanjo, do grupo Boa Safra, mandou mensagem dizendo que a Morena FM "faz parte da vida de todo mundo, faz parte de minha vida". Ela é parte de outro lado importante da emissora, o apoio aos artistas regionais, tocando normalmente na programação, apoiando e divulgando.

A Morena FM redefiniu o mercado dos artistas regionais com o Projeto Jupará de Valorização da Cultura Grapiúna. Ele incluiu a divulgação artistas regionais na programação, a produção de 5 CDs de coletânea distribuídos no Brasil e no exterior, shows e, principalmente, o Troféu Jupará.

O troféu, promovido por 15 anos, elegia os melhores do ano em várias categorias por voto direto do público, em computadores no centro de Itabuna, de Ilhéus e no campus da Uesc. Os três mais votados de cada categoria eram promovidos e os vencedores conhecidos ao vivo numa festa na AABB.

Uma revolução começou a ser feita em 1988, quando a Morena FM tocou, pela primeira vez, um CD, tecnologia ainda desconhecida. Depois lançou o primeiro programa 100% em CD do Brasil, Expresso 98, em 1990. Finalmente, em 1991, se tornou a primeira emissora 100% digital nas Américas. Foi a única por três anos.

Na programação, a 98 adotou um esquema de três blocos de comerciais por hora ao invés dos quatro usados pelas outras, criou os programetes (programas de curta duração) e a notícia de hora em hora, hoje disseminados por emissoras de todo o país, e tornou o forró música "para o ano todo" com o Xamêgo.

Uma quebra de paradigma foi a introdução de um programa jornalístico com notídias próprias e equipe completa, em 1991, apresentado por Ramiro Aquino e Paulo Vicente. Até então, nenhuma FM tinha jornalismo. As que davam notícias se limitavam a ler as do dia anterior que os jornais impressos tinham publicado.

Outra inovação, mais recente, foi a mudança da transmissão do programa estatal Voz do Brasil para 21h, colocando no lugar dele, às 19h, programas especiais. No horário da Voz, 21h, o streaming online mantém uma programação musical enquanto a emissora cumpre a lei ao transmitir o programa obrigatório.

Primeira 100% digital na América, ela também foi a primeira a transmitir na internet 24 horas por dia ao vivo (1996). No Brasil só existiam meia dúzia de rádios, todas de capital, com apenas 4 a 6 horas de streaming por dia, por causa do alto custo. A Morena pode inovar porque fez uma parceria com a então Telemar.

Marcel comenta que “não é fácil fazer rádio de qualidade no interior da Bahia ou em tempos de crise, como na 'pandemia' Dilma, na pandemia Covid e agora com o desgoverno Lula, que está arruinando o oásis econômico deixado por Bolsonaro. Mas temos uma vantagem única: ouvintes fiéis, exigentes e qualificados".

No aniversário de 36 anos, Marcel destaca uma quebra de tradição da própria rádio, ao lançar o Conexão Morena, um programa de duas horas com notícias, política e esportes ocupando o horário de 6h às 8h. "Demos uma cara moderna a um tipo antigo de programa, adaptado ao perfil do FM e muito bem produzido".

"De lamentar, a perda, neste ano, de um dos locutores mais qualificados da Bahia, meu amigo querido Paulo Vicente. Esteve comigo por toda a vida da Morena FM, comandando as manhãs, o Jornal das Sete, as coebrturas de carnaval, São João, copa do mundo. Sinto falta dos nossos papos. Ele deixou sua marca".

Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

19:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro