Adasb alerta para efeitos da estiagem

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) já contabiliza prejuízos por conta da estiagem na região nos últimos meses e avalia o cenário como desolador. A estimativa é que até o final do El Niño haverá uma perda de 10 mil cabeças de gado. Na produção leiteira regional, já houve uma queda de 50%.

Os dirigentes da Adasb explicam que a falta de chuva regular e suficiente gera escassez de água, o que impede o crescimento do alimento para o gado, o que causa prejuízos sérios, além da elevação dos preços de importantes itens que vão à mesa das famílias, a exemplo da carne, do leite e seus derivados.

O presidente da Adasb, Aldrin Veiga, ressalta que a estiagem é resultado de um fenômeno da natureza, o El Niño, mas a situação tem se agravado por conta de ações humanas. “Muitos de nossos associados tem registrado incêndios criminosos, principalmente em áreas que ficam às margens das rodovias".

Ele frisa a necessidade de mais atenção por parte dos governos municipal, estadual e federal. Os produtores rurais precisam ser melhor assistidos em suas necessidades do momento. “Precisamos de um suporte preventivo com ações de controle de aceiro, e também ações emergenciais para combate aos incêndios”.

Aldrin cita a necessidade de um Decreto que reconheça a gravidade da estiagem. “Já entramos em uma situação de emergência e calamidade e esse reconhecimento ajudaria muitos produtores com prorrogação do prazo para pagamento de financiamentos, afinal, o produtor está amargando prejuízos e não tem dinheiro".

19:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro